Eximproviso News

Adocon lança livro marcando seus 29 anos de atuação

Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da
Cidadania promove o lançamento no dia 22 de julho na Acit

   Para comemorar seus 29 anos de história em defesa dos consumidores, a Adocon – Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania, faz o lançamento do livro “Adocon – Uma história de Cidadania, escrito pelo jornalista JBGuedes. O lançamento acontece na próxima terça-feira, 22 de julho, às 19 horas, na Acit – Associação Empresarial de Tubarão. 

Fundada em 27 de abril de 1996, a Adocon tem sua trajetória histórica reconhecida até hoje como uma entidade comunitária em defesa de sua população. Naquela data, às 15 horas no Centro de Educação de Adultos, na rua São José, um grupo de 39 pessoas formalizou a criação da associação, com escolha e posse de sua primeira diretoria, tendo como presidente Reneuza Marinho Borba. O livro tem depoimentos de todas as atuais participantes e de profissionais de imprensa que deram apoio no auge da associação e também de representantes de entidades.
A reunião de fundação foi coordenada pela ex-vereadora Lúcia Flávia Corrêa Garcia, que, após suas saudações, apresentou as senhoras Elizabete Fernandes Baesso, Isadora Wiggers e Valéria como diretoras da associação de Florianópolis, que detalharam a função da entidade.


Reneuza lembra que, a partir dos resultados obtidos, foram alcançados o respaldo, credibilidade e o respeito pela associação. “Tudo foi feito com muito trabalho através da determinação, da persistência e da participação voluntária”, avalia.
Segundo ela, o livro foi pensado como um documento de preservação da memória da associação, destacando suas principais ações nestas quase três décadas. Lembra que a Adocon foi uma entidade que tomou a frente na campanha da duplicação sul da BR 101. Também encampou uma forte campanha contra os alimentos transgênicos, que começava a ser comercializado sem a devida avaliação de segurança.
O trabalho incluía a luta contra os juros altos, aumentos abusivos de energia e água, além das constantes pesquisas de preços em supermercados, postos de combustíveis e outros estabelecimentos.
O livro tem apresentação de Elizabete Baesso, ressaltando que “só pelo voluntariado a Adocon de Tubarão merece todas as homenagens e agradecimentos”.

Compartilhe:

Você também pode gostar: