O fim de semana promete ser de tempo instável no Sul do país. A formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai deve intensificar os ventos na região e, em combinação com outros sistemas meteorológicos, trazer temporais para Santa Catarina, segundo a Defesa Civil.
Apesar de o ciclone não atuar diretamente sobre o Estado, a influência de um sistema pré-frontal, responsável por aumentar a temperatura e a umidade do ar, somada ao avanço de uma frente fria, deve provocar ventos que podem chegar a 65 km/h, especialmente no Grande Oeste, entre domingo (12) e segunda-feira (13). Em locais onde as tempestades forem mais fortes, as rajadas podem ultrapassar essa marca.
O alerta também vale para chuvas intensas em curtos períodos, com raios, trovoadas e possibilidade de granizo.
No sábado (11), o calor ainda predomina em boa parte de Santa Catarina, com máximas que variam entre 27°C e 32°C no Oeste. Já nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, a circulação marítima deve manter o tempo mais fechado, com muitas nuvens e chance de chuva fraca.
A partir de domingo, o avanço da frente fria deve mudar o cenário: as instabilidades ganham força e se espalham por todas as regiões ao longo do dia. O risco é de descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo.
⚠️ Cuidados recomendados pela Defesa Civil:
- Evite se abrigar sob árvores, postes ou estruturas metálicas durante os temporais.
- Não estacione veículos próximos a torres, outdoors ou placas de propaganda.
- Desligue aparelhos eletrônicos da tomada em caso de descargas elétricas.





