A Secretaria de Saúde de Tubarão, em parceria com o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), implementou um novo fluxo de entrega de fraldas geriátricas gratuitas para pessoas com incontinência. Agora, o atendimento será feito diretamente nas Farmácias Populares credenciadas, facilitando o acesso aos usuários.
Para receber as fraldas, é necessário realizar o cadastramento no próprio estabelecimento e apresentar receita, laudo ou atestado médico emitido nos últimos seis meses, comprovando a necessidade do uso. O documento pode ser emitido por profissionais do SUS ou médicos particulares.
Critérios para elegibilidade:
Idade igual ou superior a 60 anos com incontinência;
Pessoas com deficiência que necessitem do uso de fraldas geriátricas, com incontinência, apresentando o respectivo CID-10.
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer pessoalmente podem ser representados por um representante legal ou procurador, que deverá apresentar:
Documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que contenha o CPF do representante;
Declaração por sentença judicial;
Instrumento público de procuração com poderes para aquisição de medicamentos ou fraldas geriátricas junto ao PFPB;
Identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor de idade titular da receita médica.
Cada farmácia credenciada fornecerá até 120 fraldas por mês, considerando 4 trocas diárias, sendo 40 fraldas a cada 10 dias. O cadastro deve ser renovado a cada seis meses para garantir a manutenção do acesso.
“Com esse novo fluxo, ampliamos a facilidade de acesso às fraldas geriátricas, garantindo que os usuários recebam o atendimento de forma ágil, segura e totalmente gratuita, fortalecendo o cuidado com a saúde da população”, afirma o secretário de Saúde, Otávio Piva.
No total, são 33 farmácias credenciadas. A retirada pode ser feita em qualquer uma delas, de acordo com a localização mais conveniente para o usuário. Confira a lista completa com endereços em anexo.