Eximproviso News

Jaguaruna ganha podcast que resgata memórias da cidade por meio de relatos dos moradoresO primeiro episódio do podcast “Na Boca do Povo” estreou nesta quinta-feira (10).

Jaguaruna passa a contar com uma nova forma de preservar a história e valorizar a cultura local: o podcast “ Na Boca do Povo”. A iniciativa é realizada pelo projeto Gentil Memória e resgata as memórias dos moradores da cidade por meio da oralidade. Relatos eternizados como patrimônio imaterial. O primeiro episódio estreou nesta quinta-feira (10) e está disponível em todas as plataformas digitais.

Cada episódio revela um pedaço da história da cidade, no olhar daqueles que testemunharam acontecimentos e viveram a vida cotidiana. Relatos de vida que, por vezes, passam despercebidos dos livros de história, mas que são igualmente importantes para entender a realidade do presente. O podcast parte do princípio de que a memória coletiva se constrói ouvindo, vivendo e compartilhando.

O episódio de estreia traz a história de Antônio Idalencio, de 68 anos, que compartilha lembranças de uma Jaguaruna em transformação. Na conversa, ele relembra o comércio local, as sessões de cinema na década 70, os encontros de trem, quando ele vendia balas e guloseimas, além de costumes e personagens marcantes da cidade em outras épocas.

O podcast é mais uma ação do projeto Gentil Memória, que, desde 2020, realiza a restauração, a conservação e a difusão do acervo fotográfico de Gentil Reynaldo, principal fotógrafo de Jaguaruna entre 1930 e 1990, sendo o responsável por registrar em imagens o cotidiano da cidade. Agora, com o podcast, o projeto amplia a atuação, ao promover também a salvaguarda das histórias orais do município.

“Cada conversa, cada convidado, cada narrativa do podcast é um convite para a gente conhecer novos pontos de vista e, talvez, se reconhecer nas experiências de outras pessoas. Porque no fim das contas, é assim que a gente constrói a nossa memória coletiva. Uma memória compartilhada, eternizada, é um pedaço da história sendo preservado”, destaca o diretor do projeto, Guilherme Reynaldo.

Educação patrimonial nas escolas públicas
O Podcast Na Boca do Povo também atua com uma importante ação de Educação Patrimonial. Professores e alunos das escolas públicas do município vão ter acesso a uma cartilha pedagógica produzida pelo projeto Gentil Memória, com atividades que integram a história oral dentro e fora da sala de aula, a partir do conteúdo dos episódios.

Assim, ao valorizar as memórias de vida dos moradores, as experiências, os saberes e a trajetória de cada um, o podcast se transforma também em uma ferramenta de ensino que aproxima os estudantes da identidade de Jaguaruna. Uma forma de trazer o pertencimento das novas gerações à história da cidade e contribuir para a preservação da cultura do município.

Conte sua história!
A primeira temporada do podcast traz narrativas de sete moradores de Jaguaruna: Antônio Idalêncio, ⁠Flávio Cardoso, ⁠Nirde Felisbino, ⁠José Faustino, ⁠Jair Januário, ⁠Adilson Tibúrcio e ⁠José Odia. Você pode ser o próximo a deixar a memória registrada! É simples: escolha uma foto que tenha significado para você e conte a história por trás dela. Pode ser por mensagem ou áudio, no WhatsApp (48) 99197-6750. A participação é gratuita e aberta a todos.

Escute!
https://linktr.ee/nabocadopovopdcst

Compartilhe:

Você também pode gostar: