Depois do sábado na Praça do Avião e no domingo na Praça do São João ME, o projeto Pra Fora encerra suas atividades nesta terça-feira (30) na Praça dos Ferroviários, das 14 às 18h. O projeto passou por oito praças com trabalhos de oito artistas, num exercício crítico, questionando a escassez de espaços institucionais para a arte em Tubarão e propondo expandir o circuito para além das paredes convencionais.
Para a curadora do Pra Fora, Ana Zanette o projeto foi idealizado partindo do entendimento de que a arte deve ser uma experiência vivida e compartilhada e que transformou oito praças de Tubarão em plataformas de encontro, diálogo e experimentação poética. “Ao ocupá-las, “Pra Fora!” mapeou e renomeou os espaços a partir dessas relações, aproximando a produção contemporânea do cotidiano e ampliando seu alcance cultural e interagindo com o público de forma democrática e livre”, avalia.
O “Pra Fora” tem a participação até esta terça-feira na Praça do Ferroviários de Elisa Corrêa que ilustra espécies de plantas coletadas nas praças visitadas e Idezio Júnior que produziu uma história em quadrinhos que reflete sobre a imigração contemporânea em Santa Catarina. JB Guedes criou um jogo de tabuleiro ilustrado e aquarelado, centrado no cuidado e na preservação ambiental. Liz Flauzino apresenta um cartão postal expandido, combinando fotografia intimista e vídeo poético sobre o silêncio interior e Ana Zanette elaborou um baralho poético com imagens frente e verso, convidando o público a recortar as cartas e inventar seus próprios jogos.
A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.





