Tour pelas principais manchetes desta quinta.

França aprova eutanásia. A Assembleia Nacional da França aprovou o direito à morte assistida para adultos com doenças incuráveis em fase terminal. A decisão acontece após anos de debate e três rejeições no Senado. A lei ainda depende de aval do Conselho Constitucional antes de entrar em vigor.

As tarifas vieram. O governo dos EUA informou que a nova tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros entrará em vigor na próxima quarta-feira. Após o anúncio, Marco Rubio disse que as políticas econômicas do governo de Lula são “ruins para os americanos e brasileiros”, e que o presidente não negociou de boa-fé.

E por falar no país… Os Estados Unidos lançaram mais uma onda de ataques contra o Irã, mirando defesas costeiras e sistemas de mísseis do país. Em resposta ao bloqueio naval dos EUA, a Guarda Revolucionária do Irã ameaçou fechar outras rotas de exportação de petróleo e gás na região caso os ataques continuem.

China desacelera. O PIB do país avançou 4,3% no segundo trimestre — abaixo da meta de 4,5% a 5% do governo. Esse é o pior resultado desde a pandemia, em 2022. Consumo fraco e crise imobiliária pressionam Pequim por novos estímulos, mesmo com exportações e investimentos em AI sustentando a indústria.

Disputa além da taça. Argentina e Inglaterra decidiram ontem o sexto confronto histórico entre os dois países em Copas — o mais aguardado desde o gol da “mão de Deus” de Maradona, em 1986. Por 2×1, a Argentinavenceu e vai à final contra a Espanha no domingo. Fora de campo, a partida reacendeu a disputa pelas Malvinas, com a vice-presidente argentina chamando os ingleses de “piratas usurpadores”.

Compartilhe:

Você também pode gostar: