Evento promovido pelo deputado estadual Padre Pedro e pelo Vereador Matheus Madeira debate avanços, desafios e políticas públicas sobre o uso terapêutico da planta
Nesta quarta-feira (5) Tubarão será palco de um importante debate sobre saúde pública, ciência e direitos humanos. O Seminário Regional “Cannabis em Defesa da Vida: Uso Medicinal” acontece a partir das 19h, no Auditório da Saúde da UniSul (Bloco C), reunindo especialistas, autoridades, pacientes e a comunidade acadêmica para discutir o uso medicinal da cannabis no Brasil. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
O evento é uma iniciativa do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) e do vereador Matheus Madeira (PT). Também estará presente o vereador Maurício da Silva (PP), autor do Projeto de Lei Ordinária 193/2025, que trata da Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de Cannabis.
O evento terá espaço para tirar dúvidas e palestras de:
- Dr. Linério Novais Jr, clínico-geral especialista em Cannabis Medicinal, pesquisador LabNec/ UniSul e consultor médico ConsultCann;
- Rafael Mariano de Bitencourt, doutor em Farmacologia, professor da UniSul e pesquisador do uso medicinal da cannabis
As associações Cura Canábica, Santa Cannabis, Apoiar Brasil e Associação Cannabis Sem Fronteiras estarão presentes.
Em defesa da vida
“Trata-se de uma pauta de saúde e de vida. Milhares de pessoas dependem do uso medicinal da cannabis para tratar doenças graves e crônicas. Precisamos combater o preconceito e avançar na regulamentação para que esses pacientes tenham dignidade”, afirma Padre Pedro.
O vereador Matheus Madeira reforça que o seminário busca aproximar a ciência da população e dos gestores públicos. “Queremos mostrar que o uso medicinal da cannabis é uma realidade reconhecida por órgãos de saúde em diversos países. É fundamental que Santa Catarina avance nesse debate com responsabilidade e sensibilidade”, destaca.





