O Mercado Livre e o Assaí decidiram juntar forças — e isso diz muito sobre o futuro do varejo.
A partir do fim de março, produtos do Assaí serão vendidos dentro da plataforma do Mercado Livre, marcando a entrada mais forte da companhia no segmento de supermercados no país, seu principal mercado.
Na prática, o Assaí passa a usar o serviço de armazenamento e entregas do Mercado Livre, aproveitando uma infraestrutura logística que hoje entrega 52% dos pedidos no mesmo dia ou no dia seguinte.
A parceria, que inclui alimentos não perecíveis, além de itens de higiene e perfumaria, visa dar um impulso para ambas as empresas.
Para o Assaí, a empresa tem reduzido a abertura de lojas para controlar a dívida — que terminou 2025 em R$ 10 bilhões — e vê no digital uma forma de crescer com investimento mais baixo.
Para o Mercado Livre, o movimento reforça uma aposta na vertical mais dinâmica da plataforma (supermercados) com crescimento de 44% em 2025. No ano passado, a empresa anunciou uma parceria com a Casas Bahia.
No fim do dia, o acordo reforça a tendência de como logística e marketplace estão virando uma espécie de novo shopping center do varejo brasileiro. Agora, esse movimento também está chegando na cozinha.